Como quitar dívidas e poupar dinheiro?

  • 0

Como quitar dívidas e poupar dinheiro?

7 estratégias para poupar dinheiro a qualquer custo e independente de quanto você ganha

Gold Pig

Você tem o sentimento que deve poupar algum dinheiro para os dias difíceis. Porém, na atual situação do país, parece que tudo vai mal e o seu dinheiro não dá pra nada.

Como podemos poupar qualquer quantia nessa situação?

Como guardar, mesmo que um valor mínimo, quando temos tantas necessidades e dívidas para acertar?

Alguns anos atrás, eu passei por uma situação de extrema dificuldade financeira, onde precisei muito da ajuda de familiares para poder morar e me alimentar. Perdi meu trabalho, fiquei sem renda e simplesmente não tinha reserva nenhuma que pudesse me sustentar.

Foi uma situação muito difícil, que foi ocasionada porque eu não tinha planejado e nem estava preparado para qualquer emergência.

Graças a Deus, algumas pessoas próximas me ajudaram a superar os dias mais difíceis. Essa experiência me ensinou que tudo na vida é uma questão de atitude. Eu decidi encarar essa crise como uma oportunidade de aprendizado e não como uma desgraça. Logo que eu consegui uma nova renda, mudei completamente minha forma de gastar e poupar.

Isso literalmente mudou minha vida.

Aqui estão algumas estratégias gastar melhor seu dinheiro e formar uma poupança para emergências:

1 – Pague todas as suas dívidas

É difícil pensar em poupar qualquer dinheiro quando você tem diversas preocupações com dívidas de cheque especial, cartão de crédito, cartões de lojas e outros financiamentos. Trabalhe para pagar todas suas dívidas em primeiro lugar. Uma vez que você tenha a dívida toda paga, comece a guardar o valor que pagava de parcelas dos financiamentos e mantenha-se longe de novas dívidas.

2 – Pague-se primeiro

É muito mais fácil poupar dinheiro quando você tem muito dinheiro e não quando você está no vermelho. Por isso, você tem que separar sua reserva logo que receber seu salário ou seu rendimento. Configure uma transferência automática da sua conta corrente para a sua conta poupança no início do mês, antes que sejam pagas as suas outras contas.

3 – Compre à vista, com dinheiro

Comprovadamente, compras com cartões de crédito fazem as pessoas gastarem mais do que se estivessem com dinheiro vivo. Outra coisa, para os lojistas, vender com cartões tem custos extras como manutenção da maquininha, e taxas de adesão, mensalidades, taxas de antecipação, etc. Certamente você conseguirá um bom desconto por pagar à vista em dinheiro. Somados, esses pequenos descontos podem fazer muita diferença no fim do mês.

4 – O plano de poupança de R$ 5,00

Geralmente temos dinheiro na mão para pequenas compras. Toda vez que o caixa lhe entregar uma nota de cinco reais de troco guarde-a em um esconderijo. Todos os meses deposite todas as notas que estão no seu esconderijo em sua conta poupança. Você ficará surpreso com a rapidez do rendimento.

5 – Cofrinho

Semelhante ao plano de poupança de R$ 5,00. Toda vez que você chegar em casa com moedas, coloque-as todas em um cofrinho. Quando seu cofrinho estiver cheio, retire as moedas e leve-as para depositar em sua poupança. Isso era uma prática antiga, mas que ainda dá certo.

6 – Use o sistema de orçamento em envelopes

Sistema de envelopes de é uma das maneiras mais fáceis para começar um orçamento e controlar suas contas. Você simplesmente divide sua renda do mês e a divide em diferentes categorias, como alimentos, transporte, entretenimento e vestuário.
Então, você coloca os valores atribuídos em seus respectivos envelopes. Uma vez que acabe o dinheiro do envelope, você não pode gastar mais dessa categoria nesse mês.
No entanto, se você tiver uma vida mais frugal, pode terminar o mês com algum dinheiro sobrando. Em vez de correr para gastar o excedente no final do mês, primeiro considere a ideia de colocar o dinheiro que está sobrando na poupança.
Esse sistema pode te ajudar a manter a disciplina de seus gastos e garantir um dinheiro extra no fim do mês.

7 – Renda extra ou recebimento de um bônus

Podemos considerar uma renda extra para ajudar a acelerar seus planos de quitação de dívidas e poupança.
Vender cosméticos, jóias e bijuterias, guloseimas e outros produtos de pequeno valor, pode fornecer uma fonte extra de renda e acelerar seus planos. Não incorpore essa renda extra em seus custos mensais, direcione direto para quitar dívidas mais rápido ou para sua poupança. Faça o mesmo com o bônus de férias, 13º e PLR.

Aqui estão algumas ideias para você se certificar de que realmente tem dinheiro sobrando:

  • Compre só o que for prioridade.
  • Almoce em casa em vez de comer fora.
  • Tenha um jantar econômico, uma vez por semana.
  • Ao invés daquele jantar e filme caro, tente um entretenimento sem custo ou de baixo custo.
  • Passeie de bicicleta, assista um filme em casa, visite um parque, faça uma caminhada, visite um museu ou assista a um show gratuito em um parque.
  • Faça a maioria de suas refeições em casa. Você acha que está muito ocupado? Experimente cozinhar e congelar para te dar maior comodidade.

Você pode ser tentado a adiar a sua poupança para começar só quando estiver ganhando mais.

Não espere!

“A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.“
Mateus 13:12

Não deixe de ter uma reserva.
Comece com pouco e adquira o hábito agora.
Você ficará surpreso com a rapidez do crescimento de suas reservas.

1414600578005arvore-do-dinheiro


About Author

Denis Medina

Economista, MBA internacional em gestão, professor de finanças e controladoria na Universidade Anhembi Morumbi, Gestor Financeiro, com 17 anos de experiência na área financeira e comercial em indústrias multinacionais e grandes instituições financeiras. Consultoria em gestão, finanças e planejamento estratégico.

Leave a Reply