Irã acusa Israel de atacar sua embaixada em Damasco. Em retaliação o Irã lançou mísseis e drones contra Israel na noite de sábado (13/abril/2024). Essa ofensiva do Irã alimentou temores de mais conflito no Oriente Médio.
Você sabe o que pode acontecer com os principais indicadores econômicos, caso esse conflito ganhe escalas maiores?
Como os conflitos entre Irã e Israel podem afetar a nossa economia?
Sobre esse assunto, gravei um vídeo abordando as implicação econômicas decorrentes desse conflito.
No vídeo apresento qual a importância do Irã e de Israel na balança comercial brasileira.
Vamos observar quais os setores são mais impactados?
Podemos esperar aumento dos preços do petróleo e consequentemente, aumento no preço dos combustíveis. O resultado disso pode se traduzir em risco de inflação o que por sua vez, pode retardar os planos de redução dos juros pelos bancos centrais de todo o mundo.
Considerando o cenário econômico atual, compreendemos a importância das relações comerciais internacionais para o desenvolvimento dos países e das diversas regiões geográficas. Isso nos mostra que um ambiente de cooperação entre as nações é benéfico ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, um conflito no oriente médio pode ser extremamente arriscado para todas nações que tem negócios em comum.
Devemos ainda considerar a importância do Oriente Médio como região estratégica para a economia global, especialmente em termos de produção de petróleo e gás natural. Sabemos, mas sempre é importante mencionar sua localização estratégica entre a Asia, África e Europa.
É possível que o conflito no oriente médio gere aumento no custo dos fretes internacionais. Da mesma forma, uma aversão a risco Internacional pode levar ao aumento do valor do dólar e também do ouro.
Quando consideramos todos esses eventos juntos e misturados, provavelmente irá provocar um aumento de inflação global. Além disso, podemos esperar muitas outras repercussões globais.
Por isso, assista o vídeo e e entenda toda a abrangência desse conflito.
Deixe um comentário, dando sua visão de como esse conflito pode nos atingir.
No responses yet