Independência Financeira

  • 0

Independência Financeira

“Não existe milagre”, diz especialista sobre independência financeira
Quem sonha em alcançar a independência financeira tem que poupar dinheiro e não se endividar

Independência Financeira

Atingir a independência financeira é um sonho que muitas pessoas têm. Afinal, quem não gostaria de ver o próprio dinheiro trabalhando para você mesmo e poder usar o tempo da forma que desejar? No entanto, para chegar lá é necessário ter muita disciplina e escolher bons investimentos, afirmam especialistas.

“Existem muitas maneiras de conseguir a independência financeira, depende de quanto o investidor tem de renda, quanto consegue poupar, quando quer parar de trabalhar e assim definir a melhor estratégia a ser adotada”, aponta Antonio Carlos Antunes da Silva, da RJ Investimentos, do Rio de Janeiro.

Na fase de acumulação, é importante que o investidor calcule exatamente o quanto de dinheiro precisará ter investido para conseguir ter a independência financeira. A partir desse momento, vem a decisão de onde será investido o dinheiro poupado todo mês. “Sem uma assessoria profissional em todo o processo, incluindo a escolha de investimentos, o investidor não conseguirá chegar na independência financeira. Um bom assessor financeiro é essencial”, relata Antonio Carlos.

Em relação aos melhores produtos para investir, José Milton dos Santos Pestana Barbosa, assessor de investimentos da RCX Investimentos de Ribeirão Preto (SP), recomenda a previdência privada como uma opção. “As pessoas que não têm disciplina e cultura de guardar dinheiro devem procurar a previdência privada, porque fazem uma poupança compulsória que pode ser sacada e protege contra imprevistos”, explica.

José Milton também destaca a importância de uma boa assessoria de investimentos para quem quer alcançar a independência financeira e assinala a importância de pesquisar bem antes de investir: “se você cair em um banco de rede e fizer um plano lá, estará sujeito a uma rentabilidade menor e taxas maiores, sendo que é possível conseguir taxas melhores em casas independentes”.

Adicionalmente, também é importante diversificar os investimentos. O assessor de investimentos sugere como uma alternativa possível, um bom fundo multimercado que esteja de acordo com o perfil do investidor. “A pessoa não pode ser gananciosa, achar que vai ganhar muito em pouco tempo. Não existe milagre. O melhor é ser disciplinado”, assinala.

Além disso, o especialista ainda alerta para outros problemas de planejamento financeiro que fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. “Quem quer ser independente financeiramente não pode se envidar nunca em cheque especial e cartão de crédito”, aconselha.

cartoes-cortados


About Author

Denis Medina

Economista, MBA internacional em gestão, professor de finanças e controladoria na Universidade Anhembi Morumbi, Gestor Financeiro, com 17 anos de experiência na área financeira e comercial em indústrias multinacionais e grandes instituições financeiras. Consultoria em gestão, finanças e planejamento estratégico.

No Comments

Aurea

4 julho, 2015 at 4:53 pm

Fantastico!!! E Isso mesmo tudo verdade. Precisamos acordar, levanter, pegar o que temos, agir, tomar decisao, ir em frente e ter um Plano para nos mantermos firmes no nosso proposito. Good job Denis Medina. Parabens pela initiativa. God bless you son. Love you!

Leave a Reply