Questões do dia 05/09/2011

Questões do dia 05/09/2011

Category : Economia

1 – Qual modalidade de política econômica o governo atual está utilizando? Justifique.

R:

2 – Qual o objetivo do governo ao elevar a taxa básica de juros (SELIC)?

R:

3 – O que o governo precisa fazer para aumentar a demanda agregada e o consumo privado através das Políticas Fiscais?

R:


About Author

Denis Medina

Economista, MBA internacional em gestão, professor de finanças e controladoria na Universidade Anhembi Morumbi, Gestor Financeiro, com 17 anos de experiência na área financeira e comercial em indústrias multinacionais e grandes instituições financeiras. Consultoria em gestão, finanças e planejamento estratégico.

2 Comments

Caio

4 maio, 2017 at 8:38 am

Trabalho muito bom! Ajudou muita na disciplina que estou estudando agora! Prof. Denis, por gentileza, você tem as respostas das 3 questões acima?

    Denis Medina

    5 maio, 2017 at 12:46 am

    Caio,
    Essas questões foram postadas em 2011.
    Naquele momento a política econômica era expansionista. Hoje a política é conjuntural, ou seja, visa administrar a nossa atual situações de depressão / crise econômica.
    A segunda pergunta trata do objetivo do governo ao elevar a taxa básica de juros (SELIC). Essa elevação é utilizada para conter o consumo e estimular a poupança da população. Hoje, temos a situação inversa. A taxa básica de juros está muito alta e o governo vem baixando a taxa, com o objetivo de estimular o consumo e o crédito.
    A terceira pergunta trata de oque o governo precisa fazer para aumentar a demanda agregada e o consumo privado através das Políticas Fiscais. Existem varias opções disponíveis, mas as mais óbvias são baixar alguns impostos e estimular o crédito. Porém, como já temos um endividamento alto da população, o que ele precisa fazer é estimular o emprego. É isso que o atual governo está buscando com a reforma trabalhista. Essa reforma visa justamente estimular uma relação mais aberta e moderna entre empresa e trabalhadores.
    Interessante como uma situação que era favorável em 2011 se deteriorou tanto, justamente por conta de tantos equívocos nas políticas econômicas do governo anterior. Agora, com alguns ajustes, esperamos voltar aos trilhos corretos em direção a um futuro próspero.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.